Qual é o melhor jeito de desembaçar o para-brisa?



Segurança é tudo! Na maioria das vezes dirigimos por nós e pelos outros motoristas, e ainda mais quando estamos no meio de uma chuva, nada é mais terrível quando o  vidro começa a embaçar, é uma loucura! Com certeza você já deve ter passado por isso, hem? Na tentativa de desembaçar usa-se de tudo, desde antiembaçante, papel-toalha, flanelinha ou até mesmo esbravejando...rs é um caos!!!

O folclore automobilístico é repleto de soluções para desembaçar os vidros do carro em dias de chuva. Mas a estratégia recomendada pelos especialistas é uma das mais simples: ligar o ar-condicionado. Ele supera inclusive os clássicos jatos de ar quente e frio, pois ataca a causa do embaço: a atmosfera de dentro do carro.

É preciso primeiro entender por que o para-brisa está embaçado. O embaço do vidro do carro nada mais é do que vapor-d’água que está dentro do veículo. Logo, o negócio é modificar a composição do ar do interior do automóvel, para que ele se torne menos úmido. 

Isso é trabalho para o ar-condicionado: ele puxa o ar de dentro do carro e o devolve para o ambiente sem umidade. 


Sem ar condicionado? Jatos de ar quente e frio resolvem o problema a curto prazo, mas, como eles não retiram a umidade do ar, assim que são desligados, volta o embaço.

CAUSA
O embaçamento ocorre por causa do vapor-d’água - presente no ambiente e na nossa expiração - que se condensa ao encontrar a superfície do vidro. 

AR QUENTE
A baforada fará as gotículas que embaçam o vidro evaporar. Apesar da eficiência, este método não retira a umidade do ar, então é questão de minutos até que o ambiente fique saturado de vapor e o vidro novamente esbranquiçado.

AR FRIO
Com o ar frio, resfria-se a região próxima ao vidro, impedindo o choque térmico do vapor com o para-brisa frio. Mas o ar frio demora a resfriar - e a umidade continua por ali, pronta para o embaço.

AR CONDICIONADO
Um compressor puxa o ar do carro. O ar chega a um radiador que faz o vapor-d’água virar água, eliminada antes de voltar para o ambiente. Sem umidade, não há gotículas para grudar no para-brisa. 

Fonte: Cláudio Furukawa, físico da USP; 
Waldemar Colucci, engenheiro automobilístico e professor da FEI.

Batata desembaça para-brisa de carro? Clique no vídeo abaixo e descubra:


Batata: Se você passar uma batata cortada pelo vidro ela tem o poder de reter a umidade necessária, evitando o embaçamento futuro.

E aí, seu carro já foi batatado? rsrs...! 


Veja outros truques caseiros que podem ser aproveitados e que prometem desembaçar de maneira simples e com custo minimo:

Barra de Sabão: Da mesma forma que a batata, você deve usar a barra de sabão sobre o vidro, formando uma camada protetora que ajudará a não deixar o material embaçado posteriormente.

Água e vinagre: Isso mesmo! Uma solução totalmente caseira pode ser utilizada para evitar o embaçamento do vidro. Basta misturá-los e com a ajuda de um jornal umedecido espalhar pela área do vidro.

É meu amigos usando estes métodos, o para-brisa de seu carro demorará a ficar embaçado, porém estes truques são caseiros e fica a critério de vocês testarem ou usarem apenas o ar condicionado. 

Deixe seu comentário aqui no Auto Planet se as dicas foram eficaz.



2 comentários:

  1. Eu usei sabao no meu carro e nao embaçou,funciona mesmo....

    ResponderExcluir
  2. Já usei detergente neutro e funcionou mas ele fez o brilho dos faróis do sentido contrário dobrar focou horrível, portanto eu reprovei!

    ResponderExcluir