BionicOpter - A incrível libélula biônica!


A alemã Festo, empresa líder na área da robótica, mostrou recentemente ao mundo a sua última novidade. Trata-se de uma libélula de 175 gramas chamada de BionicOpter, e o “bichinho” já provou que sabe voar.




O robô tem uma envergadura de asas de 63 centímetros e um comprimento de 44 centímetros. As suas quatro asas são independentes, o que dá ao inseto robótico a capacidade de pairar no ar, acelerar em qualquer direção e também para cima e para baixo, deslizando em silêncio pelo ar.



Sua carcaça é resistente e leve, seu sistema mecânico é formados a partir de alumínio, poliamida (sinterizada) e terpolímero (deep-drawn ABS), contribuindo para o seu peso total de apenas 175g.


No interior da libélula há um microcontrolador ARM, que calcula todos os parâmetros e faz os ajustes necessário para o seu vôo. As sequências de movimentos complexos são tratadas por um software, deixando o operador se preocupando somente com a direção. 

Veja a BionicOpter em ação no vídeo abaixo:



O modelo é alimentado por duas células LiPo e pode ser controlada remotamente usando um simples smartphoneA estabilidade de vôos indoor ou ao ar livre é assegurada pela correção em tempo real automático de vibrações.



Num comunicado, um dos responsáveis da Festo, Heinrich Frontzek, afirma que se trata “de uma forma única de voar”, apenas possibilitada pela construção leve da libélula biônica. De acordo com a Canadian Manufacturing, a Festo planeja apresentar a tecnologia na feira Hannover Messe, que ocorre neste mês.



VIA [FESTO]



Nenhum comentário:

Postar um comentário