Você conhece a história da Fiat no Brasil?


Fiat se instalou no Brasil em 9 de julho de 1976. A primeira fábrica foi construída em Betim (MG), é a maior produtora de veículos do Grupo no mundo neste local, atualmente, há três turnos com ritmo de produção diária superior a 3.000 carros.

Ao fim de 2010 a FIAT anunciou que terá, além da planta em Betim, uma planta na cidade de Goiana, estado do Pernambuco, com capacidade para montar mais 200 mil carros/ano, tornando assim a capacidade produtiva da Fiat no Brasil na casa dos 1,2 milhão carros por ano.

Área total da fábrica de Betim (MG): 2.250.000 m²

Foi nessa fábrica que foi construído o primeiro veículo da marca no país, o Fiat 147. O modelo participou do Salão do Automóvel de São Paulo. Um dos destaques do carro era o porta-malas, que não tinha o estepe no mesmo espaço, já que ficava em um vão do motor. Outro ponto importante era que o modelo foi o primeiro com motor transversal dianteiro.

Fiat 147

Veja o raríssimo vídeo da propaganda do 147:




Em 1978 a fabricante lançou o City, a primeira picape derivada de automóvel. Um ano depois, apresentou o primeiro carro a álcool (o 147).

Em seguida, em 1980, veio a perua Panorama, depois chegou ao mercado o furgão Fiorino, em 1982.


Já em 1983 é a vez do sedã derivado do 147, chamado de Oggi. Porém, o modelo não fez sucesso. No ano de 1984, o Uno é lançado. Nos anos seguintes chegam: sedã Prêmio e a perua Elba. Em 1990 surge o Uno Mille, com motor 1.0. Dois anos depois, a marca começa a fabricar o primeiro carro popular com versão 4 portas, batizado de Mille Eletronic.



Já em 1993 chega o Tempra 16V. Três anos depois, são lançados Tipo e Palio. A versão perua (Palio Weekend) e sedã (Siena) aparecem em 1997. Já em 1998, nasce o Marea. No ano seguinte a picape Strada cabine estendida é lançada.



O Doblò surge em 2001 e o Stilo em 2002. Após três anos começa a ser fabricado o Idea, o 500, que começou a ser vendido em 2009. Depois a marca não parou de crescer, lançando novos modelos.




Veja os logos antigos da Fiat:


Curiosidades

  • Fiat 147 - Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo;
  • Fiat Brava - A versão Hatchback do Marea (o segundo da Fiat);
  • Fiat Elba - O segundo carro Weekend da Fiat;
  • Fiat Marea - O carro de série mais rápido produzido no Brasil até 2006;
  • Fiat Oggi - O primeiro carro Sedan da Fiat;
  • Fiat Tempra - Primeiro carro de Luxo da Fiat e também o primeiro carro com motor multiválvulas (16 válvulas) no Brasil;
  • Fiat Tipo - O Hatchback do Tempra (o primeiro da Fiat);

Diga aí, qual é o seu carro preferido da Fiat?




8 comentários:

  1. Foi na época do Tempra e do Tipo q a Fiat ficou com má fama num foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi na época do 147 que era fraco e ainda dava problema de cambio

      Excluir
  2. Correto Wolf, no início, o Fiat 147 não foi bem aceito, pois era considerado pequeno, além de haver o problema da baixa durabilidade da correia dentada e isso sem falar do câmbio, que apresentava certa dificuldade para o engate de algumas marchas. Mas a Fiat esforçada conseguiu sanar parte do problemas, e pouco a pouco, o pequeno 147 foi ganhando mercado. Ou seja ele foi criticado no início, mas mudou conceitos na nossa indústria automotiva e trouxe muitas inovações.

    Grato pelos comentários!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Uma ver fiat 147, sempre fiat 147....
    Esse carro era tão ruim e feio que manchou a empresa pra sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho
      porque se fosse assim, a FIAT não iria ser a empresa automobilística que mais vende no brasil e que comprou grupos como o da CHRYSLER.

      Excluir
  4. Na época, A FIAT tinha o 147 problemático, mas a VW tinha a porcaria do fusca, mas ninguém reclamava porque era economico, porém uma tranqueira de carro.

    ResponderExcluir
  5. Completando: O governador Rondon Pacheco queria tornar Minas um estado mais industrial (àquela época mais agrícola). Após firmar um acordo com Giovanni Agnelli, presidente da Fiat, em Turim,, solicitou à CEPAL - comissão Econômica para a América Latina - que enviassem Técnicos, Especialistas em Indústria ,para tornar seu Plano realidade. Vieram alguns brasileiros que trabalhavam neste órgão da ONU - no Chile. Dentre eles, Flávio Tavares de Lyra.

    ResponderExcluir
  6. A Fiat fez história com o Uno, o logo mais bonito é de 1999.

    ResponderExcluir