O Concept foi projetado pelo designer Virgil Exner, que "cedeu" a fonética do seu sobrenome para o carro até que a Ford adotou o apelido Falcon. O XNR foi montado no chassis de um Plymouth Valiant modificado recebendo alterações assimétricas no seu design.
Exner foi fortemente influenciado pelas corridas da fórmula Indy da época, bem como também se inspirou nos carros esportivos de corrida como o Jaguar D-Type - de onde vem sua criação assimétrica.
Todo esse tempo, o Plymouth XNR Concept 1960 ficou invisível sendo passado de mão em mão até sua atual restauração em 2011. Isso porque quando os executivos da Chrysler vetaram sua produção, o modelo foi enviado de volta à Itália, onde originalmente foi montado.
Em 2012, a RM Auctions anunciou que oferecerá para compra o Plymouth XNR Concept 1960, ainda não foi divulgado o valor de lance, mas já dá pra imaginar que será uma fortuna.
(Clique nas fotos para ampliá-las)
No lado do motorista, o modelo recebeu um longo capô, como uma concha abaulada que completa o pára-brisas. Já no outro lado, o passageiro precisa se contentar com um pedaço plano de vidro para se proteger do vento.
Exner foi fortemente influenciado pelas corridas da fórmula Indy da época, bem como também se inspirou nos carros esportivos de corrida como o Jaguar D-Type - de onde vem sua criação assimétrica.
Quanto à mecânica, o XNR recebeu um motor 2.8 litros com as especificações da NASCAR, resultando em bons 250hp e 208 lb-ft de torque.
Todo esse tempo, o Plymouth XNR Concept 1960 ficou invisível sendo passado de mão em mão até sua atual restauração em 2011. Isso porque quando os executivos da Chrysler vetaram sua produção, o modelo foi enviado de volta à Itália, onde originalmente foi montado.
Apartir daí, o modelo começou a viajar para diferentes colecionadores até chegar nas mãos da RM Restorarion, em Paris, em 2008.
Em 2012, a RM Auctions anunciou que oferecerá para compra o Plymouth XNR Concept 1960, ainda não foi divulgado o valor de lance, mas já dá pra imaginar que será uma fortuna.
Curta o Blog Auto Planet no Facebook!
feio
ResponderExcluiré elegante e caro com certeza, mais se fosse simetrico seria mais bonito...
ResponderExcluirLembra aí o antigo Batmóvel
ResponderExcluirfeio pra caraio
ResponderExcluirparece o carro do batman dos anos setenta
ResponderExcluirmassa