VW Kombi dá adeus com versão "Last Edition"

A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira, 14 de agosto, a Kombi Last Edition, que marca o fim de linha da produção da veterana perua. A série especial "Last Edition' será limitada em apenas 600 unidades e seu preço sugerido será de R$ 85 mil, ou seja os apreciadores da "velha senhora" irão pagar mais de R$ 35 mil para ter esse exclusivo modelo.


Essa edição comemorativa terá vários elementos típicos e exclusivos de uma série especial. Sua pintura será do tipo "saia e blusa", com a carroceria azul e teto, colunas e para-choques tingidas de branco. Uma faixa decorativa, também branca, circunda todo o veículo logo abaixo da linha de cintura.

As rodas e calotas são pintadas de branco, combinando com os pneus com as clássicas faixas brancas dos antigos automóveis dos anos 40 e 50. 



A grade dianteira superior é também pintada na cor azul da carroceria, assim como as molduras das setas e aros dos faróis. Os vidros levemente escurecidos, e os adesivos "56 anos - Kombi Last Edition" finalizam a versão.


INTERIOR

O interior da Kombi Last Edition recebe cortinas em tear azul nas janelas laterais e no vigia traseiro – as braçadeiras trazem o logotipo ‘Kombi’ bordado, um elemento de decoração típico das versões mais luxuosas das décadas de 60 e 70.




Os bancos são forrados em vinil azulado com detalhes em azul e branco nos encostos e cinza nas laterais e na parte de trás.



O tom azulado ainda está presente no revestimento interno das laterais, portas e porta-malas, com costuras decorativas. O assoalho e o porta-malas são recobertos por tapetes com insertos em carpete.



Uma plaqueta numerada de alumínio escovada que identifica a série especial é fixada no painel. O quadro de instrumentos possui visual retrô, mas há um toque de modernidade no sistema de som, com LEDs e entradas auxiliar e USB.




O manual do proprietário possui uma capa comemorativa e um certificado que atesta sua autenticidade e exclusividade desta versão.

O motor continua o mesmo 1.4 Total Flex, de 80 cv (com etanol) e 78 cv (com gasolina). O torque máximo é de 12,5 kgfm com gasolina e de 12,7 kgfm com etanol, a 3.500 rpm. O câmbio é manual de 4 marchas. As rodas são de 14 polegadas, com pneus 185 R14C.

HISTÓRIA DE SUCESSO

Em um galpão alugado no Ipiranga/São Paulo, uma empresa adquiriu as licenças de fabricação junto a Volkswagen para começar montar a primeira kombi no Brasil em 1953. A produção oficial pela VW só teve início em 1957, na fábrica recém-inaugurada em São Bernado do Campo. De lá pra cá a perua sempre foi a mais vendida de sua categoria, nem modelos mais modernos como o Fiat Ducato, Mercedes Sprinter e as excêntricas vans chinesas foram capazes de desbanca-la. Mas como tudo tem um fim, por conta da nova legislação brasileira que prevê a obrigatoriedade de freios ABS e Aibag Duplo para todos veículos produzidos a partir de 2014, a Volkswagen foi obrigada a encerrar a produção da velha e boa Kombi. Sendo assim termina as muitas histórias, recordações, frustrações, alegrias e muitos outras coisas que fizeram da velha perua Kombi os 56 anos de nostalgia de sucesso absoluto...





Um comentário:

  1. A VW REALMENTE NÃO GOSTA DO BRASIL. PRODUZIR ALGO TÃO DEFASADO NO SÉCULO 21 E PEDIR 85 MIL.... ALIÁS, DEVE GOSTAR MUITO... AFINAL, SE TEM QUEM PAGA...

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