Bosco Verticale, Milão - A Primeira floresta vertical do mundo!


Estamos em uma época onde a inovação juntamente com o EcoDesign estão se tornando cada vez mais presente. O Bosco Verticale (floresta vertical)  é exemplo disto, um projeto de reflorestamento metropolitano que contribui para a regeneração do ambiente e biodiversidade urbana sem a implicação de expandir a cidade sobre o território. 


Milão (Itália), é uma das cidades mais poluídas da Europa, mas esta deve ser a solução para reduzir a grande quantidade de poluição e trazer o ar limpo para o centro da cidade, com a introdução de um belo design. Atualmente em construção: Bosco Verticale, primeira floresta do mundo vertical projetada por Stefano Boeri - arquiteto, acadêmico e ex-editor do design e da arquitetura da revista Domus.


Quando concluído, o Bosco Verticale será o edifício mais verde em Milão!



O primeiro exemplo do Bosco Verticale é composto por duas torres residenciais de 110 e 76 metros de altura, será realizado no centro de Milão, na orla do bairro Isola e vai acolher 900 árvores (cada um medindo 3, 6 ou 9 m de altura), além de uma grande variedade de arbustos e plantas florais. O que irá proporcionar sombra durante os meses de verão, e só soltará suas folhas no inverno para permitir a luz do sol de inverno. 


Em terra plana, cada Bosco Verticale é igual, em quantidade de árvores, o que equivale a uma área de 10.000 m² de floresta. Em termos de densificação urbana é o equivalente a uma área de habitações unifamiliares de quase 50.000 metros quadrados. 


A visão BioMilano promete incorporar 60 fazendas abandonadas em um cinturão verde em torno da cidade e, como parte dessa visão o Bosco Verticale encontra seu caminho em fruição. 



O desenho do edifício apresenta uma impressionante fachada verde plantada com sistemas de floresta densa que proporciona um edifício com microclima que filtra as partículas de pó contidas no ambiente urbano.  


A diversidade das plantas e as suas características produzem humidade, absorvem CO2 e as partículas de poeira, produzindo oxigênio, protegendo da radiação e da poluição acústica, melhorando a qualidade dos espaços de estar e economia de energia. 



A irrigação das plantas será fornecida através de um sistema de filtração da água de chuva e reutilização das águas que desce da pia ou usada no chuveiro. Tudo isso visualmente agradável, o que também ajudará a reduzir o custo de vida.



Além disso, os sistemas de energia eólica e fotovoltaica irá contribuir, juntamente com o referido microclima para aumentar o grau de auto-suficiência energética das duas torres. A gestão e manutenção da vegetação do Bosco Verticale será centralizada e confiada a uma agência com um contador de escritório aberto ao público.


Este é um projeto com visão de futuro e implementação da natureza, que não é apenas ajudar o nosso meio ambiente, mas também ajudar a trazer-nos de volta a harmonia à natureza. 







Interessante saber que esta será a primeira floresta vertical no mundo! Por que será que tivemos que esperar por tanto tempo?!

Informações sobre o projeto:

Localização: Milão, Itália 
Área construída: 40.000 m² 
Orçamento: 65.000.000,00 €
Projeto Arquitetônico: BOERISTUDIO (Stefano Boeri, Gianandrea Barreca, Giovanni La Varra)




Nenhum comentário:

Postar um comentário