Dicas importantes para ter um carro sem defeito


Desejamos ter um carro que "nunca tenha defeito", mas sempre esquecemos de fazer isso possível. Saiba que existe uma ALTERNATIVA bem simples para que tenhamos um carro sempre novo... Você sabe qual é? Não?! Tem certeza? Pois eu te digo então: A MANUTENÇÃO.

Para explicar melhor sobre esse assunto, o pessoal da GIRON MECÂNICA ESPECIALIZADA que possui mais de 50 anos de experiência neste segmento, nos deixa algumas dicas importantes de manutenção automotiva, são dicas bem simples e interessantes, que se forem seguidas teremos sempre um carro novo na garagem e sem defeito. Confira abaixo!!!

MANUTENÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E RECARGA DE GÁS DO AR CONDICIONADO.
Dicas simples e eficientes para a utilização e manutenção do ar condicionado de seu veículo.

  • Verifique o filtro do ar condicionado (filtro de pólen, filtro de ar de cabine) periodicamente. 
  • Estando muito quente dentro do veículo, é recomendável abrir todos os vidros e deixar o aparelho ligado na temperatura mais baixa e com o máximo de ventilação por aproximadamente um minuto, antes de sair com os vidros fechados.
  • Mesmo durante o inverno e nos períodos em que o aparelho não é muito utilizado, deve-se acioná-lo algumas vezes durante a semana, para evitar danos no compressor e lubrificar o sistema.
  • A melhor maneira de prevenir doenças causadas pelos sistemas de ar condicionado automotivo é a manutenção constante, com a limpeza dos dutos, substituição dos filtros, higienização e recarga com gás ecológico, se necessário.

EMBREAGEM
Hábitos incorretos ao dirigir que prejudicam a embreagem.

  • Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido, particularmente, a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem.
  • Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha. Quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, provoca um aquecimento excessivo do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.
  • Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio. Este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações, utilize sempre o freio do veículo.
  • Evite sempre ultrapassar a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida útil da mesma.Evite sempre acionar e desacionar bruscamente a embreagem para aumentar o torque ou alterar a rotação do motor quando se encontrar em uma velocidade compatível.
  • Não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas.
  • Nunca saia com o veículo em segunda marcha.
  • Evite reduções bruscas de velocidade, freando ou desacelerando subitamente o motor.


PNEUS

  • Quando usados com freqüência, os pneus ficam sujeitos ao desgaste natural, causado pelo atrito durante a rodagem na estrada. O tempo de duração de um pneu depende do carro, do tipo de superfície sobre a qual se dirige, do estilo de dirigir de cada motorista e outros fatores de importância semelhante; entre eles, está o tipo de composto usado em cada pneu, por exemplo.
  • Importante salientar a necessidade da manutenção periódica do veículo, sendo que as melhores propostas sugerem que sejam feitas entre 5 e 10 mil kms, analisando alinhamento de direção, balanceamento de rodas, folgas na suspensão, etc. de modo a garantir a maior vida útil dos pneus.


Os Dez Mandamentos da Manutenção Preventiva dos Pneus:


1- As pressões devem ser verificadas regularmente em pneus frios (incluindo o de reserva). Nunca reduza a pressão do ar enquanto os pneus estiverem quentes, pois é normal que ela cresça além das pressões frias.
2- Os pneus devem ser substituídos quando suas superfícies demonstrarem sinais de desgaste, mesmo que o desgaste seja somente parcial (ex.: desgaste irregular).
3- Verifique o carro periodicamente e/ou os impactos do desgaste anormal.
4- Faça o balanceamento dos pneus periodicamente, ou quando ocorrer vibração.
5- Quando ocorrerem impactos ou furos, verifique também a parte interna do pneu.
6- Nunca estacione sobre locais com óleo, solvente, etc; eles podem causar danos aos pneus.
7- Cumpra o código de velocidade e o índice de carga.
8- Os pneus radiais (mesmo os novos) devem sempre ser montados no eixo traseiro; a instalação deve estar sempre correta e completa.
9- O estilo e a velocidade de condução do veículo afetam diretamente a vida dos pneus.
10- Faça uma verificação geral de condição dos pneus regularmente.


Além dessas dicas de hoje, a manutenção de um automóvel possui vários outros quesitos
importantes pra ser comentado. Falarei sobre, nos próximos posts... Aguardem!!!

Gostou das dicas? Deixe sua opinião!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário