Electrolux Design Lab 2011


Todo o ano acontece o Electrolux Design Lab, uma competição entre designers para criar eletrodomésticos e outros utilitários inovadores para a casa. Em 2011, o tema foi Mobilidade Inteligente e o vencedor ganhou como prêmio 5 mil euros e um estágio na organização. Ao todo, 1.300 trabalhos foram inscritos, provenientes de 50 países.

   

Cada designer teve que apresentar a criação a um grupo de jurados e o resultado foi divulgado em 7 de setembro, em Londres. O projeto vencedor foi o removedor de manchas portátil (ver no final do post), criado por Adrian Makovecký, estudante da Academia de Belas Artes e Design de Bratislava, Eslováquia.

Salvé Bagel Toaster

A invenção é de Kent Madden e tem o objetivo de tostar bagels, tipo de pão comum principalmente nos Estados Unidos. Ela funciona por meio de baterias de açúcar cristal ou com um suporte de cerâmica recarregável.


Smoobo Blender

A criação de Roseanne de Bruin funciona como brinquedo e utensílio de cozinha. Como possui em seu interior lâminas cortantes, a criança pode fazer seu próprio suco enquanto brinca. Basta escolher as frutas e jogar a bolinha.


Robo Tap Cleaner

Limpar a casa pode ser menos trabalhoso com a ajuda da tecnologia. O aspirador móvel tem controles remotos que se encaixam nos sapatos. Para acioná-lo, basta dar duas batidas no chão com os pés e ele virá até a sujeira. Para desligar, bata com o pé no chão três vezes e ele voltará ao seu lugar original.


Mobile Induction Heat Plate

Esse prato, criado por Tommi Moilanen, esquenta a comida por meio da indução. Para ativá-lo, utilize o aplicativo de seu celular, que tem as instruções para o correto aquecimento da refeição. E ele ainda salva configuração de usos anteriores.


Onda Portable Microwave

Matthew Scwartz criou um micro-ondas que pode ser levado para qualquer local. Para utilizá-lo, é preciso escolher entre as refeições congeladas oferecidas pela própria marca e esquentá-las quando a fome bater. O alumínio do interior da embalagem é que ajuda a acionar o aparelho e espalhar o calor pelo alimento.


Ribbon

A criação é de Enzo Kocak e funciona de forma parecida ao Mobile Induction Heat Plate. A diferença é que ele pode aquecer tanto um panela quanto uma garrafa de vinho. E quando ele não está em uso, sua bateria termoelétrica carrega-se sozinha.


Sous-vide Cell Cooker

Adam Micklosi desenvolveu um tipo de fogão diferenciado. Com ele, você pode planejar e cozinhar diversos tipos de pratos com a ajuda de um smartphone muito antes da hora da refeição. Os ingredientes ficam nas bolsas de plástico que formam o aparelho, que vão cozinhar muito lentamente, com temperaturas em torno dos 60 °C. A intenção é preservar os nutrientes dos alimentos.


Portable Spot Cleaner (Vencedor de 2011)

A invenção de Adrian Mankovecky que foi escolhida como o projeto vencedor de 2011, transforma o trabalho de tirar manchas das roupas em uma tarefa muito simples. Basta programar o aparelho e colocá-lo sobre a sujeira para vê-la sumir. A limpeza acontece por meio de íons negativos, que removem as manchas.

"Para quem é desastrado e sempre acaba com marcas
de café nas roupas de trabalho, vale adquirir um para
deixar sempre na bolsa ou seu lá aonde...rsrsrs"



Nenhum comentário:

Postar um comentário