Carmelit, o Metro funicular inclinado de Haifa, Israel.


 Se construir um metrô convencional já é um grande desafio de engenharia, imagine colocar em operação um meio de transporte destes fenicular ladeira acima/abaixo? Em Haifa, importante cidade de Israel, isso existe e funciona perfeitamente.




O metrô Carmelit (Carmelita) foi construído em 1959 e liga o topo à base da montanhosa cidade de Haifa, numa viagem pontilhada por 6 estações 1800 metros e que leva menos de 10 minutos de trajeto.
 

O interessante, além das estações recheadas de escadarias e rampas, são os vagões de passageiros adaptados para o formato inusitado do metrô, para garantir que ninguém viaje inclinado, apesar do trajeto ser inclinado.





 Este sistema de metrô é inclinado porque Haifa fica em uma colina, construida sobre o Monte Carmel e também ao longo da costa, e a diferença de altura entre a estação mais baixa e a mais elevada são de 274 metros de altura (1800 metros de trajeto).
 
Carmelit é o segundo menor metro mais curto do mundo.


 Entretanto já existem planos para implantação de metrô em Tel Aviv e Jerusalém. A passagem em Haifa custa o equivalente R$ 3,00. O serviço não funciona durante o Shabat.





Fontes: koshermap


Nenhum comentário:

Postar um comentário