Carros terão caixa-preta a partir de 2015!



A partir de 2015 — os automóveis deverão ganhar um acessório de segurança parecido com as caixas-pretas usadas para descobrir as causas de acidentes com aviões. Isso, por enquanto será apenas nos EUA. Mas, uma vez que por aquelas bandas o dispositivo seja acoplado ao veículo para registrar dados e gravações de voz, dificilmente deixará de ser adotado nos outros países.


O objetivo é ajudar a polícia a entender um pouco mais sobre os acidentes de trânsito. O aparelho, que se chama Event Data Recorder (EDR), é uma versão barata da caixa-preta usada em aviões e foi projetado para ser resistente a impactos.

Mas o que ele vai gravar? Na verdade, ele apenas funcionará momentos antes, durante e depois do acidente, armazenando dados relacionados à segurança dos veículos, como aceleração, velocidade e posição do freio, uso do cinto de segurança e também quanto tempo levou para o sistema de Airbag funcionar. 

E no Brasil? Um projeto de lei do deputado federal Fernando Resende (PMDB-MS) quer garantir que todo veículo automotor produzido no país a partir de 2014 venha com caixa-preta. O objetivo é conter o número de mortes no trânsito, que a cada dia mata 160 brasileiros. No caso da caixa-preta, o gravador de voz poderá ter seus dados apagados pelo motorista ao desligar o carro, visto que a invasão de privacidade não pode ser empecilho para a aprovação do projeto, segundo o deputado.

Caso seja aprovada, a nova lei não prevê a instalação em veículos atuais, mas somente após 2014. Mesmo assim, quem se dispuser a instalar a caixa-preta, terá descontos no seguro. Já existe uma caixa-preta feita para veículos no Brasil.

Clique abaixo em Curtir e ajude a promover este artigo!



Um comentário:

  1. A maioria das SUV que são vendidas nos EUA já estão equipadas com o EDR.

    ResponderExcluir