Dicas para não comprar um 'carro de enchente'


Na maioria das vezes queremos comprar um carro, e na pressa de achar o carro ficamos afobados, ansiosos que não prestamos atenção em alguns "detalhes" que depois tornam nossos piores pesadelos.

Antes de comprar um carro usado, é preciso ter cuidado em diversos aspectos, como documentação, estado geral do veículo e sua procedência. No verão, época de chuva, a atenção deve ser redobrada, pois após o prejuízo, muitas pessoas fazem uma limpeza geral e colocam o carro à venda para tentar se livrar do estrago causado pela enchente.

“Se o consumidor não tomar alguns cuidados básicos, na compra de um veículo usado, poderá comprar uma grande dor de cabeça. Muitos dos carros que vimos boiando nas imagens não têm seguro e infelizmente acabam comercializados no mercado”, afirma o engenheiro mecânico Denis Marum.

Para saber se o veículo passou por enchente, confira algumas dicas do especialista:

1) O mau cheiro dentro do veículo é um grande indicador, a água penetra no carpete e nas espumas dos bancos e não seca facilmente.

Mecânico verifica infiltração no carro, após enchente.

2) Faça uma vistoria no motor e procure por peças e parafusos enferrujados.

3) Verifique na frente do radiador se há sujeira impregnada como: papéis, sacos plásticos, folhas, etc.

4) Verifique dentro do porta-luvas se o manual do proprietário não está com as folhas enrugadas, sinal típico de papel molhado.

5) Veja o funcionamento de toda parte elétrica do veículo, inclusive velocímetro, marcador de combustível e luzes em geral. Confira se alguma luz de advertência do painel de instrumentos fica acesa constantemente

6) Puxe a vareta do óleo do motor, se o óleo estiver esbranquiçado é sinal claro de mistura de água com óleo.

7) Ruídos de rolamento no compartimento do motor indicam que a água retirou a graxa de dentro deles.



8) Identificar ruído ao pressionar o pedal da embreagem também é outro sinal

9) É bom levantar o carro em uma oficina para verificar se tem sujeira presa na suspensão do veículo.

10) Desconfie de preços muito convidativos.

“O conjunto destes indicadores é que vai caracterizar um veículo de enchente. Se você sente dificuldade em fazer este check-up, vale a pena recorrer a um profissional para ajudar a não comprar gato por lebre”, adverte Denis Marum.


Caro leitor, se tiver mais alguma dica sobre como evitar comprar um carro de enchente, deixe seu comentário aqui no Auto Planet.

Via




Nenhum comentário:

Postar um comentário