Você conhece a história da Fiat no Brasil?


Fiat se instalou no Brasil em 9 de julho de 1976. A primeira fábrica foi construída em Betim (MG), é a maior produtora de veículos do Grupo no mundo neste local, atualmente, há três turnos com ritmo de produção diária superior a 3.000 carros.

Ao fim de 2010 a FIAT anunciou que terá, além da planta em Betim, uma planta na cidade de Goiana, estado do Pernambuco, com capacidade para montar mais 200 mil carros/ano, tornando assim a capacidade produtiva da Fiat no Brasil na casa dos 1,2 milhão carros por ano.

Área total da fábrica de Betim (MG): 2.250.000 m²

Foi nessa fábrica que foi construído o primeiro veículo da marca no país, o Fiat 147. O modelo participou do Salão do Automóvel de São Paulo. Um dos destaques do carro era o porta-malas, que não tinha o estepe no mesmo espaço, já que ficava em um vão do motor. Outro ponto importante era que o modelo foi o primeiro com motor transversal dianteiro.

Fiat 147

Veja o raríssimo vídeo da propaganda do 147:




Em 1978 a fabricante lançou o City, a primeira picape derivada de automóvel. Um ano depois, apresentou o primeiro carro a álcool (o 147).

Em seguida, em 1980, veio a perua Panorama, depois chegou ao mercado o furgão Fiorino, em 1982.


Já em 1983 é a vez do sedã derivado do 147, chamado de Oggi. Porém, o modelo não fez sucesso. No ano de 1984, o Uno é lançado. Nos anos seguintes chegam: sedã Prêmio e a perua Elba. Em 1990 surge o Uno Mille, com motor 1.0. Dois anos depois, a marca começa a fabricar o primeiro carro popular com versão 4 portas, batizado de Mille Eletronic.



Já em 1993 chega o Tempra 16V. Três anos depois, são lançados Tipo e Palio. A versão perua (Palio Weekend) e sedã (Siena) aparecem em 1997. Já em 1998, nasce o Marea. No ano seguinte a picape Strada cabine estendida é lançada.



O Doblò surge em 2001 e o Stilo em 2002. Após três anos começa a ser fabricado o Idea, o 500, que começou a ser vendido em 2009. Depois a marca não parou de crescer, lançando novos modelos.




Veja os logos antigos da Fiat:


Curiosidades

  • Fiat 147 - Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo;
  • Fiat Brava - A versão Hatchback do Marea (o segundo da Fiat);
  • Fiat Elba - O segundo carro Weekend da Fiat;
  • Fiat Marea - O carro de série mais rápido produzido no Brasil até 2006;
  • Fiat Oggi - O primeiro carro Sedan da Fiat;
  • Fiat Tempra - Primeiro carro de Luxo da Fiat e também o primeiro carro com motor multiválvulas (16 válvulas) no Brasil;
  • Fiat Tipo - O Hatchback do Tempra (o primeiro da Fiat);

Diga aí, qual é o seu carro preferido da Fiat?




10 comentários:

  1. Foi na época do Tempra e do Tipo q a Fiat ficou com má fama num foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi na época do 147 que era fraco e ainda dava problema de cambio

      Excluir
  2. Correto Wolf, no início, o Fiat 147 não foi bem aceito, pois era considerado pequeno, além de haver o problema da baixa durabilidade da correia dentada e isso sem falar do câmbio, que apresentava certa dificuldade para o engate de algumas marchas. Mas a Fiat esforçada conseguiu sanar parte do problemas, e pouco a pouco, o pequeno 147 foi ganhando mercado. Ou seja ele foi criticado no início, mas mudou conceitos na nossa indústria automotiva e trouxe muitas inovações.

    Grato pelos comentários!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Uma ver fiat 147, sempre fiat 147....
    Esse carro era tão ruim e feio que manchou a empresa pra sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho
      porque se fosse assim, a FIAT não iria ser a empresa automobilística que mais vende no brasil e que comprou grupos como o da CHRYSLER.

      Excluir
  4. Na época, A FIAT tinha o 147 problemático, mas a VW tinha a porcaria do fusca, mas ninguém reclamava porque era economico, porém uma tranqueira de carro.

    ResponderExcluir
  5. Completando: O governador Rondon Pacheco queria tornar Minas um estado mais industrial (àquela época mais agrícola). Após firmar um acordo com Giovanni Agnelli, presidente da Fiat, em Turim,, solicitou à CEPAL - comissão Econômica para a América Latina - que enviassem Técnicos, Especialistas em Indústria ,para tornar seu Plano realidade. Vieram alguns brasileiros que trabalhavam neste órgão da ONU - no Chile. Dentre eles, Flávio Tavares de Lyra.

    ResponderExcluir
  6. A Fiat fez história com o Uno, o logo mais bonito é de 1999.

    ResponderExcluir
  7. Trabalhei na função de engenheiro de obras na construção dessa gigantesca fábrica em Betim (MG). Foi um orgulho para mim ter trabalhado nessa importante projeto de implantação em Betim (MG) na obra de construção e implantação da FIAT Automóveis no Brasil em 1975 e 1976 pela Fiat Engineering Costruzioni I Impianti Societá per Anonimati (no Brasil operou em BH com a razão social Ecibra Engenharia Civil Industrial S A) e também nas obras de ampliação da fábrica de tratores da FIAT ALLIS em Contagem e da Alfa Romeo e na construção e montagem da fábrica de blocos de motores da Fiat a FMB - Fonderia Metalurgica Brasile também construída na mesma época em Betim no Km 9 da rodovia Fernão Dias. A fábrica era gigantesca para os padrões daquela época cerca de 2 milhões de metros quadrados, incluindo obras em concreto protendido que era uma inovação para os padrões de construção de fábricas aquela época, o fabuloso galpão de mecânica (Fabricato Mecanica), o gigantesco galpão das prensas (fabricato Pressi), galpão de chassis (fabricato carrozatura), galpão galpão de pintura (Centrale Verniciatura), a Sala dos testes dinamométricos Prova Motores (Sala Prova Motori), o galpão de acabamentos (fabricato Finizioni) e a fantástica pista de provas e testes de veículos (estrade prova motori), galpão de galvanização (fabricato galvanica), a central de utilidades (ar comprimido, captação de água, sistema de água potável, sistema de combate a incêndio, sistema de compressores de ar) e a fabulosa central térmica que fornecia vapor para aquecimento das tintas e dos combustíveis e serviços diversos). O grupo de implantação da FITA no Brasil veio de Torino Itália, mas muitos engenheiros como eu e outros fomos recrutados aqui no Brasil a sede provisória foi instalada na Rua da Bahia 916. O Contrato de aquisição do terreno de 2,2 milhões de metros quadrados ocorreu em abril de 1973 e o projeto padrão veio da Itália pois a FIAT usava projetos replicantes seguem o mesmo padrão de lay-out e de implantação mas adaptando-se às normas locais no país onde é instalada. Essa obra gigantesca foi iniciada em 1975 pela terraplanagem e depois as fundações e a montagem das estruturas de concreto protendido e as estruturas metálicas dos galpões. A obra foi concluída em tempo recorde de 2 anos e inaugurada em 21 de abril de 1976 quando saiu o primeiro FIAT o modelo 147 originado do modelo italiano 127.

    ResponderExcluir
  8. Achei esse blog como referencia na hora de escolher Qual o melhor seminovo para comprar, parabéns pelo empenho no blog, bom esse artigo, gostei da historia

    ResponderExcluir