50 anos do eterno Mustang!

O Mustang está completando 50 anos em 2013 - O primeiro foi mostrado no fim de 1962 e chegou às ruas no ano seguinte para ser um dos esportivos mais bem-sucedidos da indústria americana. E para aguçar ainda mais sua curiosidade, esse post irá mostrar alguns dos modelos mais memoráveis de sua gloriosa trajetória, no qual alguns deles não passaram de conceitos...



Antes de ser lançado, o Mustang foi antecedido pelo Avanti, um dos primeiros estudos de esportivo compacto com quatro lugares mostrado pela Ford; seu teto fastback foi incorporado ao design do pony car.



Enquanto os defensores dos esportivos queriam um Mustang cupê, uma ala da Ford sugeriu uma versão com quatro portas para capitalizar o projeto; ainda bem que ele não vingou...


Lançado em 1964, o Mustang tinha uma projeção de vendas bastante modesta para o primeiro ano: 100 mil unidades, volume este atingido em apenas três meses.


As versões nervosas preparadas pela equipe de Caroll Shelby surgiram já em 1965, e rapidamente conquistaram uma legião de fãs; na foto, um Shelby GT 500 1967.



O Mustang já era sucesso em 1966, quando a marca mostrou o conceito Mach 2; baseado no esportivo, ele era uma proposta para aposentar o Shelby Cobra que nunca foi adiante.



Em 1967, a Ford mostrou o Allegro II, baseado no antigo conceito Avanti, mas com estilo speedster, com para-brisa baixo e estilo bem mais ousado.



A primeira mudança visual aconteceu em 1969, quando os designers da Ford o deixaram maior e com estilo mais sóbrio.



Em 1971, uma nova reforma estética causou polêmica, com direito a uma longa frente e linhas mais retas; na foto, o esportivo Mach I.



O pai do Mustang, Lee Iacocca, assumiu a presidência da Ford em meados dos anos 70; uma de suas primeiras providências foi pedir um Mustang menor e mais econômico, e foi o que a Ford fez em 1974.



Uma revolução estética aconteceu em 1979: a frente ganhou quatro faróis retangulares e o carro perdeu parte de sua veia esportiva, priorizando mais o conforto.



A partir de 1987, o Mustang ganhou uma dianteira mais "bicuda", de olho em uma melhor aerodinâmica.



A partir de 1987, o Mustang ganhou uma dianteira mais "bicuda", de olho em uma melhor No fim de 1994, o pony-car sofreu a maior mudança desde seu lançamento; completamente diferente, ele até chegou a ser importado para o Brasil.



Em 1999, o carro ganhou contornos mais angulosos, perdendo parte da harmonia do estilo original; na foto, um Mustang Cobra R dos anos 2000.



O ano de 2005 trouxe um esportivo totalmente novo, nitidamente inspirado na primeira geração do Mustang.


Várias versões nostálgicas voltaram com tudo nos últimos anos, incluindo a GT 500 KR (de King of The Road, ou Rei da Estrada, em bom português).



A última reestilização da atual geração foi feita em 2013; apesar de ser praticamente o mesmo desde 2005, ele se mantém jovem aos 50 anos de vida.



Para comemorar este aniversário, a Shelby orgulhosamente lançou o novo e exclusivo 50th Anniversary GT500 Super Snake.



Baseado no Shelby GT500 Super Cobra plataforma de 2012, as edições de aniversário 50 são limitadas a duas cores - preto e branco de Desempenho - em configurações cupê e conversível. A produção é limitada a 50 unidades  de cada cor.




[Fonte: QuatroRodas]


4 comentários:

  1. Podia ter informações sobre a potência de cada um...

    ResponderExcluir
  2. podem lançar mais 1000 modelos mas nunca ficara bonito como o mustang 69.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente

      Excluir
    2. Só uma coisa... Faltou o Mach II que é horroroso más faz parte da história deste clássico.

      Excluir